quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A escola

Gostaria de começar pedindo desculpas por ter ficado tanto tempo sem atualizar.Varias pessoas me cobraram os post, mas por causa da greve dos bancos e dos correios no Brasil a minha mãe não consegue me mandar dinheiro. Ainda não comprei um notebook e estou usando o da minha host sister, İpek.

Hoje fazem dezoito dıas que eu deixeı o Brasil. O tempo esta passando tão rapido! Talvez por causa da rotina super corrida, com escola em dois periodos e aulas de turco nos finais de semana, nem estou sentindo o tempo passar. Não me entendam mal, porque é meio obvio que eu estou morrendo de saudades da minha familia e dos meus amigos. Meu coração se aperta so em pensar nisso. Porem, fazer intercâmbıo sempre foi o meu sonho, e essa é uma oportunidade que eu espero (estou) aproveitar o maximo que posso.

Diferente do Brasil, as escolas privadas em Istanbul começam as oito e meia da manhã e terminam as quatro e meia da tarde. Aqui nos temos de oito a nove aulas diarıas e um breaktime para a hora do almoço, que se não me engano, dura trınta mınutos. Na primeira semana de aula foi muito dıficil acompanhar o ritmo da sala. Nenhum aluno dorme ou mostra desinteresse, pelo contrario. Quando o professor entra na sala todo mundo é obrigado a levantar, em sınal de respeito.

Estou estudando numa rede de escolas bem famosa - e cara - por aqui, chamada İstek. Por ser uma escola bilingue, tenho aulas em turco e em ınglês. Mesmo (as vezes) podendo compreender o que os professores falam, para ser muıto sincera, a escola é muito chata. Como existem provas para entrar na universidade, eles me colocaram no ano onze (o penultimo ano), e estou estudando com jovens de dezesseıs e dezessete anos. Não falo muito com os meus colegas de sala, e depois de tanto tentar e ser ignorada, resolvi desistir de fazer amigos por la.

Outra coisa bem dıferente por aqui, é que uma vez por semana eu tenho que participar do que eles chamam de clubes. Como eu sou intercambista e entrei na escola uma semana depois de começar as aulas, me colocaram - sem me perguntar o que eu querıa - no Scrabble Club. Scrabble é um jogo de palavras em inglês, e é tão tediante que so os nerds e as crianças participam. Estou tentando mudar, mas como fiquei doente semana passada, faltei na escola quinta e sexta feira.


Sobre o uniforme, uma foto vale maıs do que mıl palavras.


Como eu ja coloquei na legenda do Facebook, "Quem rir, apanha!"

Hoje, seis de Outubro, é o dia da Independência de Istanbul, e nenhuma Hıgh School teve aula. Então, vou aproveitar o dia para sair com a minha Host Sister ou para explorar algum lugar ainda desconhecido perto da minha casa.

Por hoje é so isso, mas eu prometo postar em breve.
Estou morrendo de saudades, Brasil!
Görüsüruz! (Vejo vocês depois)

PS: Perdão pelos erros ortograficos e de acentuação, esse teclado me deixa louca!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Os turcos são disciplinados, então. Se eu fosse praí estaria ferrada, já que não dá pra dormir nas aulas HAUSHUAHSUH pqp, tenso demais.

    Esqueci de perguntar: sua host sister não estuda com você?

    Poste mais, Bah *-*

    ResponderExcluir